PROGRAMA
EMPREENDER

CLUBE DE
VANTAGENS

SERVIÇOS
E SOLUÇÕES

O Fenômeno conhecido como "Demissão Silenciosa": Quando o Barulho é o Silêncio

sexta, 25 de agosto de 2023

Você que é empresário(a) ou empreendedor(a) em crescimento, vale a pena entender as informações neste artigo.

A "demissão silenciosa" chegou como um desafio para os Líderes nas organizações porque este fenômeno traduz o momento, onde os funcionários decidem deixar seus empregos sem dizer uma palavra; e não é porque ele se demitiu, na verdade ele só deixou de produzir.

A demissão silenciosa é mais comum do que se imagina. Ela ocorre quando os funcionários, sentindo-se desvalorizados, subutilizados ou desmotivados, decidem deixar seus empregos sem qualquer aviso prévio ou deixa de produzir em suas funções, causando prejuízos enormes para as organizações.

Uma demissão silenciosa pode ter consequências negativas para as empresas, como perda de talentos, queda na produtividade e clima organizacional abalado gerando alta rotatividade. E o pior de tudo é que muitas vezes essas empresas, nem percebem que estão enfrentando esse problema até ser tarde demais.

E aí como pode ser evitado a demissão silenciosa?

Conheça a linguagem de Valorização e Reconhecimento de cada colaborador: Ao entender como seu funcionário gosta de ser reconhecido, você terá acesso a este profissional de forma mais leve.

Cultive uma cultura de comunicação aberta e honesta: Incentiva os funcionários a expressarem suas opiniões e preocupações, criando um ambiente seguro para o diálogo.

Oferecer oportunidades de crescimento: Desenvolva programas de capacitação e promoção interna, mostrando aos funcionários que eles têm um futuro dentro da empresa.

Reconheça e valorize: Demonstre apreço pelo trabalho e esforço dos colaboradores. Pequenos gestos de reconhecimento podem ter um impacto significativo na motivação e no engajamento.

Dê espaço para inovação: Estimule a criatividade e o espírito empreendedor dos funcionários, permitindo que eles contribuam com ideias e soluções.

Realize pesquisas de clima e feedback: Entenda o pulso da sua organização por meio de pesquisas regulares e esteja aberto a receber feedback construtivo.

Conclusão: A demissão silenciosa pode ser um problema sério para as empresas, mas não é uma decisão decisiva. Ao adotar uma abordagem proativa para a comunicação, desenvolvimento e reconhecimento dos funcionários, é possível evitar que eles se aposentem em silêncio. Escute, envolva-se e crie um ambiente de trabalho onde o diálogo seja encorajado.

Dessa forma, você estará construindo uma equipe comprometida e motivada, pronta para enfrentar os desafios futuros.

Lembre-se: no mundo profissional, o silêncio nem sempre é ouro. Faça barulho, crie conexões e evite que o silêncio se torne a trilha sonora de sua empresa!

 

Artigo escrito por:

Nilda Coutto
ACIAP Mulher
B.COACH - Gestão de Pessoas

Treinadora de Líderes e Equipes; Especialista em Recrutamento e Seleção; Consultora de RH e Palestrante
 

Fonte: ACIAP Mulher

Galeria de Fotos